A Maçonaria é uma Instituição iniciática, filosófica, filantrópica, progressista e evolucionista que pugna pelo aprimoramento moral e intelectual do homem por meio do cumprimento inflexível do dever, da prática desinteressada da beneficência e da investigação constante da verdade.

A origem da Maçonaria é bastante incerta, as lendas sugerem que a Organização surgiu durante a Construção do Templo de Salomão, outras tradições alegam que ela é muito mais antiga, remontando as Escolas Iniciáticas do Antigo Egito. Há ainda quem a associe com a Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Jerusalém (popularmente conhecidos como "Templários"), sendo a Maçonaria uma continuidade da Tradição Templária após a dissolvição da Ordem e a perseguição de seus membros.

Há, no entanto, a concordância entre os historiadores quanto ao surgimento da Maçonaria moderna a partir de uma evolução das corporações de pedreiros, surgidas na Idade Média, para a construção de grandes catedrais góticas. Os homens ligados à arte da construção, em função da natureza itinerante de seu trabalho, acabavam por não se vincularem a nenhuma cidade ou feudo, possuindo o privilégio da livre circulação e da não sujeição à servidão e aos impostos. Como consequência dessa prerrogativa, que na época era concedida pela Igreja, origina-se o nome franco-maçom ou pedreiro-livre. Assim, a palavra “franco” diz respeito ao indivíduo livre da servidão, enquanto a palavra “maçom”, originária do francês, língua oficial dos ofícios, quer dizer pedreiro, chamados mestres de pedraria.

No século XV a Maçonaria operativa começa a entrar em declínio, e no século seguinte quase deixa de existir, sobretudo devido à Reforma Protestante ocorrida na Inglaterra. As catedrais já não eram mais erguidas, pois aos olhos dos puritanos elas eram monumentos da religião católica e, portanto, consideradas perigosas, de modo que muitas delas foram desfiguradas ou parcialmente demolidas.

Acrescenta-se o fato de o estilo renascentista ter colocado um ponto final nas majestosas construções da Idade Média. O novo estilo de construção, mais simples e menos dispendioso, acabou por substituir vantajosamente o difícil e complexo estilo ogival, fazendo com que a corporação dos pedreiros-livres declinasse aos poucos, até entrar em franca decadência.

Além disso, nessa época houve o desenvolvimento dos estudos e a formação de verdadeiras escolas de arte na Renascença, onde o segredo da construção acabou por se tornar inútil. A arquitetura passou a ser estudada em tratados impressos e não apenas através da transmissão oral dos conhecimentos dos mestres-maçons, fazendo com que as Lojas ou grêmios de pedreiros-livres se esvaziassem de suas funções e conteúdo.

A partir dos séculos XVI e XVII, as agremiações de pedreiros-livres começaram a admitir os membros aceitos, ou seja, homens não vinculados ao ofício da construção, que ingressavam na confraria interessados em participar de uma nova forma de associação, que garantia o intercâmbio e o acolhimento dos maçons durante seus deslocamentos pelas cidades. A 24 de junho de 1717 – marco do surgimento da Maçonaria moderna ou especulativa – quatro Lojas inglesas, em sua maioria composta por maçons aceitos, se reuniram e fundaram a Grande Loja da Inglaterra.

Atualmente a Maçonaria é uma Irmandade Universal que reúne homens livres e de bons costumes (e também mulheres como é o caso das Lojas vinculadas ao Grande Oriente da França e a Maçonaria de Mênfis-Misraim) em oficinas espalhadas por todos os países do mundo, trabalhando individual e coletivamente para perpetuar seus ideais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

Nossas atividades Maçônicas são realizadas pela Loja Maçônica "Filhos de Sophya", praticante do Rito Escocês Retificado e sem vínculos com nenhuma potência maçônica.

Se você possui mais de 21 anos, crê na existência de um Ente Supremo, tem integridade moral e deseja se aprofundar nos Estudos Maçônicos, clique no link abaixo.

ADMISSÃO ]