Alta Magia, também conhecida como "Magia Cerimonial" é um tipo de Magia praticada há milênios pela classe Sacerdotal a partir do uso de ferramentas mágicas elaboradas para este propósito que reúne em seu cabedal de conhecimentos, ensinamentos de diversas Tradições Sacerdotais do passado que vão desde a Fraternidade Branca do Egito aos Templários, passando pelos Essênios, pelos Pitagóricos e até mesmo pelos Alquimistas.

Diferente da Magia Natural praticada pela Bruxaria que utiliza ferramentas simples, geralmente encontradas na natureza como bastão de maneira, varinha de madeira, ervas, penas de animais etc, a Alta Magia necessita de "parafernalhas" (como se referiu Gerald Gardner em seu Livro a Bruxaria Hoje) bem mais complexas e elaboradas, como taças de ouro ou bronze, espadas, candelabros de ouro ou bronze etc.

Uma outra característica que diferencia a Alta Magia da Magia Natural é que por serem letrados e possuírem uma formação acadêmica que por vezes era impossível a população em geral, que na sua grande maioria era analfabeta, a classe Sacerdotal que praticava a Alta Magia utilizavam elaborados sistemas de símbolos e comunicação em seus Rituais, que em geral variavam entre grego, hebraico e latim.

O ambiente e as indumentárias próprias para realização dos rituais também são bastante distintos uma da outra, enquanto a Bruxaria realiza seus rituais em contato com a natureza com trajes simples ou por vezes até sem nenhuma roupa (vestido de céu), a Alta Magia necessita de Templos montados em salões nos centros urbanos além de trajes que envolvem túnicas, luvas, colares, capuzes etc.

Não há do que se questionar sobre a eficácia de uma em relação a outra, afinal, toda magia é manipulação de energias com base na intenção e experiência do operador, logo, ambas podem ser extremamente eficazes ou não, dependendo de quem as pratica, sendo assim a escolha fica a cargo da afinidade, pois enquanto algumas pessoas se identificam mais com o minimalismo e a relação com a natureza presente na Bruxaria, outras pessoas se sentem mais confortáveis com a complexidade dos rituais praticados pela Alta Magia.

Muita gente erroneamente acredita que o Círculo Mágico é algo que só existe em Alta Magia tendo como único objetivo proteger o magista das entidades evocadas, todavia essa crença não é verdadeira, pois a Bruxaria também usa o Círculo Mágico, porém com objetivo distinto. Neste caso o Círculo não é aberto para proteção, pois a Bruxaria não evoca nenhuma entidade ou energia alheia aos 4 elementos presentes na natureza. Logo, o Círculo Mágico na Bruxaria tem o propósito de preservar a energia que está sendo gerada dentro dele, potencializando-a em benefício de todos que estiverem em seu interior. 

Vale ressaltar ainda que Alta Magia não é um sistema mágico em si mesmo, mas na verdade um grande grupo formado por diversos sistemas mágicos cerimoniais distintos que possuem características em comum. Alguns dos principais exemplos são: Magia Egípcia, Magia Enochiana, Magia Salomônica, Goetia entre outras.

Nossas atividades na área da Alta Magia são realizadas pelo nosso "Santuário de Thoth", uma estrutura totalmente preparada para a prática da Magia Cerimonial.

Se você possui mais de 21 anos, é meticuloso(a), se sente confortável com atividades pragmáticas, possui integridade moral e deseja se aprofundar nos Estudos de Alta Magia, clique no link abaixo.

 

ADMISSÃO ]